domingo, 23 de dezembro de 2007

Feliz Natal? *Parte 2 e Parte 3 *


Fala galera Radical em santidade!!! Vamos continuar nosso papo sobre natal??? Antes de mais nada, gostaria de esclarecer que a idéia inicial deste papo sobre natal era dividi-lo em 3 partes, mas como estamos correndo contra o tempo, e praticamente as vésperas do natal, resolvi mesclar (juntar) as partes 2 e 3 e postá-las de uma vez só aqui neste estudo...por isso, o que você estará lendo apartir de agora é o conteúdo referente a parte 2 e o complemento mesclado da parte 3, ok?!
E ae: após ler a primeira parte desta diferente perspectiva sobre o natal, você pode ainda afirmar, olhando para sua vida hoje e afirmar que neste ano, seu natal realmente será feliz???
Vamos relembra então o versículo chave que tomamos como base para refletir essas encenações dramáticas que fazemos anualmente sobre natal???
Então vamos lá
:
“Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído...”
Isaias 29:13

Após termos falado um pouco sobre o verdadeiro sentido do natal, a importância de se deixar Cristo nascer em nós e viver em nós, e abordarmos as conseqüências que este nascimento e esta vida de Cristo em nós, nos traz, que são frutos e atitudes provenientes de pessoas literalmente impactadas pelo toque do Senhor, frutos como: Santidade, Amor, Consagração constante, morte do velho homem, e por ae vai, quero analisar com você a visão que a igreja de Cristo, ou a maior parte dela, têm demonstrado nos últimos anos!
Quero deixar claro, antes de começar este papo que, não vou enfatizar aqui a igreja “A” ou a “X” nem a “Y”, mas quero tomar como base a lamentável atitude da igreja como um todo, ou seja, todos nós (corpo de Cristo, a noiva do Cordeiro), e tenho certeza que o que colocarei aqui rola na sua igreja sim, digo isso porque a maioria de nós temos perdido muito o sentido, o foco de muita coisa importante que deveríamos realmente enfatizar, e no lugar disso, estamos priorizando muitas vezes coisas banais, e isso, não rola só na igreja que eu freqüento, tenho certeza que na sua também acontece muitas coisas que dão pra virar novela...rs!

Qual a igreja que não curti fazer uma pecinha de teatro, simples que seja, para não deixar a importante data do natal passar em branco? Importante data? Será?
Qual a igreja que não curti todo ano inventar uma nova cantata de natal para transformar esta data tão ilustre em um espetáculo aplaudido por todos?
Não me interprete mal, não tenho nada contra teatros ou cantatas, muito pelo contrário, se tem algo que curto muito é teatro, atuar e etc.Mas o que quero enfatizar aqui é: será que não virou tudo rotina anual, costume ou habito, fazendo que inconscientemente venhamos a viver a primeira parte deste versículo de Isaias 29:13?
Sabe, se têm algo que o Senhor prioriza em cada atitude nossa dentro da igreja, este algo é nosso coração.Nosso coração deve estar sempre Nele! Se cantamos, nosso coração deve estar Nele; se atuamos em uma peça teatral, nosso coração deve estar Nele; se tocamos algum instrumento, nosso coração deve estar Nele...sabe por que? Por que Deus não esta interessado em formar artistas, nem arrancar aplausos de uma multidão, mas SIM, está interessado em Adoradores, ou melhor: Verdadeiros adoradores!

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem."
João 4:23

Já parou para analisar este trecho de “João 4:23” ? Por que diz a Palavra, que Deus procura os verdadeiros adoradores, aqueles que adoram em Espírito e em Verdade??? Te respondo agora: você só procura algo que você perdeu ou nota a falta não é??? Então, se Deus procura os verdadeiros adoradores, será porque eles estão sobrando? NÃO!!! É porque torna-se cada vez mais escasso a existência dos mesmos!!!
Vamos continuar analisando o versículo?? Então tudo bem, ae vamos nós: por que “verdadeiros adoradores” então?? Bom, que eu saiba o contrário de verdadeiro é falso, certo? Isso significa que há sim,m adoradores, mas nem todos são verdadeiros!!! Justamente por isso que a bíblia menciona que “o Pai busca os verdadeiros adoradores, aqueles que o adoram em espírito e em verdade!!!”
Mas o que isso têm haver com o natal, e com o trecho de Isaias que mencionamos acima??? A meu ver, isso te absolutamente tudo haver!!!
Natal é época em que a igreja se agita e se anima para ensaiar as mais belas peças, as mis lindas cantatas, os mais ensaidaos teatros!!! Mas e o coração daqueles que curtem fazer todas essas coisas??? E o nosso croação nesta época: se´ra que fica enfiado em ensaios repetitivos, sonhando apenas com um resultado final superforo chamado aplausos, sucesso, satisfação pessoal em ter atuado em algo do tipo!!! Até quando vamos ficar fingindo que Natal é apenas ensaio e apresentações igreja??? Natal é mais, Natal é tempo de nascimento, nascimento do único homem da história que venceu a morte, nascimento de Cristo em nós!!!
Legal, ensaiarmos até altas horas da madrugada, e em meio a ensaios, aturamos pequenas intrigas entre os próprios irmãos da banda, teatro ou coral não é??? Se isso ocorre no meio dos ensaios das festas de natal da sua igreja, como já ocorreu na minha, e ocorre até hoje,te digo, se têm um cara que vai assistir de camarote esta peça, este cara é satanás! O que, foi forte o que falei??? Então vai ler a carta de I João inteira e veja o que João escreve inspirado pelo Espírito Santo: em breves palavras (minhas) a carta enfatiza o amor fraternal, onde João deixa claro, de que nada adianta fazermos do bom e do melhor pro Senhor, sendo que com nosso próprio irmão temos falhado! Então, até quando essas peças e festas de Natal da própria igreja vão continuar causando intrigas??? Acorda!!!!
Vamos fazer SIM peças de Natal, cantatas e apresentações, mas não com nosso corações longe do Senhor, ferindo nossos irmãos, mas com dois objetivos concretos:

1º Objetivo) relembrar em nós o objetivo do natal, de que Cristo precisa habitar em mim, e se isso ocorrer, automaticamente não haverá intrigas internas e eu serei um verdadeiro adorador como menciona em João 4:23, pois estou fazendo a peça ou outra coisa que seja com o objetivo de gratidão ao Senhor, de Amor ao Senhor, não de aplausos!!!
2º Objetivo) Almas! Sempre o foco de qualquer trabalho da igreja deve estar nas almas.Se apresentarmos uma peça teatral,cantarmos, tocarmos, seja o que for nesta época do ano ou em qualquer outra época, o objetivo deve ser Almas não aplausos!

Eu não sei qual é a situação exata da sua igreja, mediante essas festividades de final de ano, mas sei que se for algo ruim, como o que mencionei, de igrejas que estão perdendo o foco, entenda, a mudança pode e deve começar por você! Não faça nada por fazer, por aplausos ou glamour, mas faça para exaltar ao Senhor, busque você ser um Verdadeiro Adorador!
Talvez eu tenha sido duro demais, na primeira parte, e nesta segunda parte, mais duro ainda, ma se tE^m algo que eu não consigo ficar sem expressar, este algo é a verdade!
É tempo de recuperamos nosso foco, e que tempo bom não é? Natal,isto é, se realmente estamos fora da visão com Deus, não há melhor momento que este, de deixar cristo renascer em nós e de uma vez por todas darmos frutos que venham a abençoar nossas igrejas, nossas cidades, nossas gerações!!!
Queridos, que o Natal de vocês não seja um natal comercial, mas um NATAL RADICAL com Deus...espero que esta mensagem venha lhe trazer frutos!!!
E se tratando de Natal Radical, este será o assunto final que trataremos na terceira e última parte sobre nossos papos de Natal...
Mas mais uma vez quero te perguntar antes de acabarmos por aqui: Seu natal: realmente será feliz??? Reflita em tudo que já mencionamos, e seja realista contigo mesmo: temos motivos para falarmos como todos falam da boca pra fora “Feliz Natal” ???

Para fecharmos com chave de ouro essas duas semanas que aboradmos o assunto "Natal", gostaria de deixar um vídeo interessante, com uma das melhores músicas sobre natal que já ouvi em toda minha vida, uma músicaque realmente rasga o verbo e nos faz pensar em qual o verdadeiro sentido da "felicidade" no natal!!! Após assitir este video e ouvir esta música, faça a relfexão consigo mesmo: "Feliz Natal mesmo???"



Que o Senhor nos ajude a ter um verdadeiro Feliz Natal na presença Dele!!!
Creio que tantas palavras assim, realmente, este ano, teremos juntos, um Natal Radical, Radial em Santidade!!!

Um forte Abraço.
Fábio B.Assis.

Nenhum comentário:

Sociable

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...