domingo, 20 de setembro de 2009

A droga chamada Religião


Antes de você começar a ler este post, vai ai uma breve observação: Lancei este post em Setembro de 2009, e desde então tem dado muita "polêmica" por pessoas que não entenderam o real sentido do artigo. Pastores e Homens de Deus, à voces escrevo e abordo 2 pontos:

1.Quando me refrio a "traficantes da droga chamada religião", me refiro à homens que se chamam de Deus, mas não o são.Como vemos Brasil a fora, escandalos no meio gospel em geral. Creio e conheço Pastores que realmente são homens de Deus e jamais se enquadram neste artigo, mas por favor, somos inteligentes e racionais, por isto, não confundam!

2."A Drgoa chamada Religião" não é um post sobre o termo etipológico Religião, e sim, uma critica a religiosidade acima da Graça abundante de Cristo nas igrejas em geral, por isto, leia e compreenda o que realmente o artigo expõe.

Para finalizar: tenho esperança que este artigo traga-lhe uma profunda reflexão que precisamos como cristãos voltar as práticas da igreja primitiva, voltar as Escrituras como principal regra de nossas igrejas, e nos unir-mos SIM, de forma racional e biblica. Boa leitura!


====================================================


Se existe algo que tem assombrado sociedades e nações em meados do século atual, cujo qual vivemos, este algo é a Droga. Como o nome já diz, cada vez mais usuários jovens destroem suas vidas se afundando em vícios e se tornando dependentes químicos. E esta praga não acaba apenas com a vida fisiológica/biológica de seus usuários, como gera um efeito maléfico em cadeia na sociedade: criminalidade cada vez maior, famílias assoladas, violência, mortes, tráfico e contrabando, entre outras conseqüências que já não são novidades para ninguém.

Na igreja, não é diferente! Não me refiro a “droga química”, mas algo que denomino “droga espiritual”, isto porque sua utilização gera efeitos maléficos a nossa vida espiritual. Que droga é esta? Chamo esta droga de RELIGIÃO!

Se você pensou que nosso papo seria sobre narcóticos anônimos ou dependentes químicos, você se enganou. Considero a RELIGIÃO e a RELIGIOSIDADE como uma droga no reino de Deus, não encontrei um meio mais prático e preciso para comparar como a forma que comecei a escrever este papo!

Desde os primórdios da humanidade, o homem têm a necessidade de ter uma divindade ou várias divindades para adorar. Algo que a filosofia, a história e tantas outras ciências explicam, comprovam e até usam tal fato como forma de argumentação para possível não existência de um Deus de fato. Entretanto, esta necessidade, que de fato existe, gera dentro de sociedades, civilizações e padrões certos paradigmas de quem é este “Deus” e como realmente adorá-lo. Até aqui, nenhuma nada de novo, é claro.

O grande problema é que nós Cristãos, não só reconhecemos que precisamos de um Deus, como reconhecemos, ou aparentemente afirmamos que reconhecemos, que este Deus é Jesus Cristo. A questão começa quando nós, em algum momento da história, perdemos os verdadeiros conceitos da igreja primitiva, de realmente Adorá-Lo em Espírito e em Verdade, e começamos a criar regras e mais regras, transformando o Cristianismo (que é muito mais que religião) em uma religião.

Como creio e sempre afirmo, cristianismo não é religião e Cristo não veio ao mundo para fundar uma religião. Mas o fato é que cada vez mais a droga da Religião têm matado a vida espiritual dos cristãos, fazendo-os como zumbis de um sistema falido.

É cada vez mais notório a “quantidade” excessiva de crentes em nossas igrejas, mas cada vez menos notório os que realmente vivem o que pregam, cantam e dizem viver.

É cada dia maior a quantidade de jovens que se dizem cristãos, mas cada vez menor a mudança na sociedade, isto porque, ir a igreja por hábito é um questão de religiosidade.

O problema desta droga é que os traficantes (líderes e pastores falsos que não vivem o que pregam, pensando em seus reinos humanos, não no Reino de Deus) incentivam suas ovelhas a curtirem esta droga, porque a questão começa em cima e o vicio torna-se geral na igreja.

Talvez você possa pensar que estou pegando pesado me referindo a liderança como traficantes, mas o fato é que cada dia mais a religião toma conta dos nossos cultos, transformando-os em rituais parecido com tudo, menos com Cristo e a essência do Evangelho!


“Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los...”

Mateus 23:01-04


Vemos que Jesus batia de frente com a religião e a maneira que os fariseus e religiosos procediam. A religião, se analisarmos ao pé da letra, não têm em si nada há ver com os ensinamentos de Cristo, pelo contrário, Cristo e os fariseus batiam-se de frente.

Como Jesus menciona, as “leis” criadas no sistema religioso impõe aos homens jugos pesados de suportar. Esta palavra, “Jugo”, antigamente, referia-se a uma espécie de canga utilizada para animais como bois puxarem a carga, ale, de, também, ter o sentido de opressão ou o bediência.Se analisarmos o primeiro sentido, é exatamente o que Jesus diz, quanto ao fardo pesado posto sobre os ombros dos homens.

A reiligião é este fardo.Cria regras visando colocar coleiras nos pescoços dos homens, e muitas destas regras, não têm em sua verdade prática, fundamentos bíblicos, e o pior, servem apenas para manter um reino que não é o reino de deus, mas de homens religiosos que pensam que conhecem a Deus, mas como disse o próprio Jesus, são raça de víboras e falsos profetas!

A situação da maioria das igrejas nos dias atuais é cada vez mais decadente, infelizmente rola muita inversão de valores nos conceitos pregados nos cultos, nas verdades escondidas dos jovens, por medo de se falar a verdade e perder-se seus membros, ou, dizimistas que bancam o salário daqueles que não ensinam tais verdade.

Desculpe-me se você acha que peguei pesado, mas é a única explicação pela qual eu cada dia mais creio sobre a sustentação de falsas doutrinas e da droga da religião em nossos templos.

Vemos pessoas começando seu ministério, não com uma visão ardente por almas, mas por status, por títulos.Esqueça um titulo de alguém e você será condenado ao inferno.Fiquei pasmo, certa vez, quando um presbítero de uma igreja, reprrendeu uma pessoa que conheço, simplesmente por ela ter trocado o titulo incoscientemente, chamando-o de diácono.O cara espumou pela boa.Que ridículo! Que falta de humildade pensei eu, quando o fariseu foi reprender durante a pessoa.

Bandas, conjuntos, pregadores que visam apenas ser conhecido, esta é pra vocês, religiosos:


“E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo.”

Mateus 23:04-11


A droga da religião têm infectado e escravizado a liderança, e conseqüentemente este falso conceito têm chegado aos membros das igrejas. Não sei dizer o que é pior, se falsos lideres com atitudes lamentáveis com mencionei, ou a igreja atual, que também ama e curte ser religiosa.

Pessoas cantam e dizem toda hora sobre avivamento, santidade, mas não movem um dedo se quer para ter mais santidade, ou clamar por um real avivamento. Pessoas que julgam o tempo todo o próximo, sem sacar na real o que se passa com cada um, tendo pensamentos precipitados sobre tudo e todos.

Eu realmente pude sentir na pele o quanto a droga da religião mata as pessoas e tira a visão, quando pessoas que eu considerava como espirituais e amigas acima de tudo, se viraram contra mim, simplesmente porque eu não aceitei a religiosidade e falei e continuou falando a verdade. Qual a atitude deles quando coloquei o dedo na ferida? A atitude que não encontro na bíblia: virar as costas, e sair falando o que não sou de maneira destorcida. E o pior: caras cantando sobre amor, ensinando sobre amor, mas não sabem conjugar o verbo amor, porque com atitudes provaram para mim, que não amam de verdade! E isto não aconteceu só comigo, mas rola Brasil e mundo a fora, igrejas pregando amor, mas não amando. Pregando santidade, mas pecando. Pregando avivamento, mas não buscando aviamento dia a dia.

João Batista foi odiado pelos fariseus por criticá-los na cara sobre a religião. Jesus foi perseguido pelos religiosos, e até chamado de Belzebu (demônio) (Mc 3:22) por bater de frente com o sistema errado. E durante toda história vemos homens sendo perseguidos, surrados, torturados e mortos, por não aceitar a droga da religião tendo seu ponto de tráfico e proliferação dentro da igreja!

Mediante tudo isso, quem é você nesta história: traficante desta droga, usuário viciado ou uma pessoa que deseja Cristo e o Evangelho acima de tudo, principalmente da religiosidade e falsidade que rola solta nas igrejas hoje em dia?

Te digo: se você realmente abrir mão desta droga chamada religião, e se levantar no meio desta geração para resgatar os cegos religiosos para visão de um Deus Santo, você agradará a Deus com tua vida, mas os homens te odiarão, te perseguirão, e abrirão a tua “cova”, assim como os fariseus fizeram com os profetas que se levantaram para mostrar o pecado do povo, e que o próprio Jesus mencionou tal fato:


Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, e dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas. Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?

Mateus 23:29-33


Como os religiosos escaparão do inferno? Apenas de uma forma: deixando a religião e vivendo o Cristianismo e o Evangelho!

Não há outra forma. Por isso, chega de hipocrisia, de ventos de doutrinas que trazem jugos sobre o povo, distanciando-os ainda mais de Cristo e do Reino de Deus. Precisamos nos levantar como profetas verdadeiros de uma geração carente da Palavra simples e objetiva como é o Cristianismo. Chega de “vendermos indulgências espirituais” em nosso cultos, de buscarmos status ou sermos conhecidos ou de nos preocuparmos com a igreja A, a igreja B e a igreja C.

Jesus esta voltando, e jugo e fardo pesado não nos levará à Ele. Que possamos extinguir de nosso meio esta droga de religiosidade e viver a autenticidade do Evangelho.

Para finalizar, não deixarei uma regra religiosa pesada, mas uma verdade suave para nossa comunhão e intimidade com Deus, para aqueles que assim como eu, se cansaram de tanta hipocrisia e aceitaram o desafio de se tornar a minoria (leia o papo anterior sobre “ser a minoria”):


“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Mateus 11:28-30


Jesus não impõe fardos e jugos sobre nós. Ele mesmo odiou e odeia a Religião. Que possamos ir até Ele com nossos corações quebrantados, prontos a sermos concertados, pois a batalha já começou, e aquele que for fiel até o fim, vencerá!


Um forte abraço,
Fábio B.Assis.

3 comentários:

Gabi disse...

Muito bom este post. Dá uma olhada no blog mocidadeviva.blogspot.com. Lá tem um post chamado "A nossa nova tradição dos anciãos". Tb fala sobre religiosidade.
Que Deus os abençoe!

Anônimo disse...

O irmão desculpe o comentário mas leio mto seu blog e amo seus post porem esse me deixou mto triste . vc fala aos evangelicos e aos religiosos...desnecessario pra alguem que crê em Cristo Jesus irmãos...desagregador julgador total.
Eu acho que nosso caminhar agora é foco de evangelização, o fim dos tempos chegou e nossa obra agora é ganhar almas pra Jesus e não desanimar aqueles irmaos que nem estao com a gte ainda. Sei la achei seu post agressivo e julgador d mais...sem necessidade...nao semeia nada assim...O vejo matando formigas e na verdade eu sou ambientalista e nunca matamos formigas mas qdo elas aparecem significa indicio de falta de calcio no solo e ai a gte joga calcio e elas voltam ao seu habitat normal...sei lá reflexão..paz e amor sementes de Cristo...sempre..vc nao dever julgar..nao veio pra isso deixe que o julgamento venha pros Fariseus nosso papel é outro amém

Anônimo disse...

vente cialis , cialis, comprare cialis, cialis comprar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...